Menu fechado

Valores a receber! Como saber eu tenho dinheiro a receber pelo meu cpf? Dinheiro esquecido

VALORES A RECEBER COMO SABER EU TENHO DINHEIRO A RECEBER PELO MEU CPF DINHEIRO ESQUECIDO

Conhece o sistema Valores a Receber? Trata-se de um serviço online provido pelo Banco Central desde março de 2023, concebido para ajudar indivíduos e empresas a descobrir valores esquecidos depositados em bancos, instituições financeiras ou consórcios. Neste artigo, você encontrará um guia de como pesquisar se você tem valores a receber.

É indispensável acessar exclusivamente o site oficial do Banco Central, assim como será mostrado neste conteúdo. Pode ser que você esteja prestes a descobrir um tesouro esquecido!

O que é o sistema Valores a Receber?

O Sistema Valores a Receber (SVR) é uma plataforma muito simples e fácil de usar. Para verificar se você tem valores a receber do Banco Central, o site oficial, disponível em valoresareceber.bcb.gov.br, é o recurso que deve ser consultado. Isso é algo que será explicado com mais detalhes neste artigo.

Importante frisar que, caso exista algum valor ligado ao seu CPF ou CNPJ, você poderá solicitar essa quantia. O processo é bem prático – você cadastra sua chave Pix e deve receber o valor em até 12 dias. Lembramos que o site oficial do Banco Central está no ar desde 7 de março de 2023, inclusive com a opção de consulta para beneficiários de falecidos.

Como descobrir se há valores a receber?

Como mencionado, a descoberta de disponibilidade de valores a receber se dá no site do Banco Central. Tanto pelo computador quanto em dispositivo móvel, você poderá verificar se há valores a serem recebidos de empresas ou pessoas físicas e realizar a solicitação do valor, caso haja alguma pendência. Herdeiros testamentários, inventariantes ou representantes legais de pessoas falecidas também têm permissão para realizar essa consulta.

Solicitação do valor a receber pelo Banco Central

Caso haja algum valor a ser resgatado, o próximo passo é solicitar o valor. Para tal, basta seguir as instruções disponíveis na página oficial do sistema Valores a Receber no Banco Central.

Caso a opção de Chave Pix não esteja disponível, você simplesmente entra em contato com a instituição financeira para solicitar a devolução do seu dinheiro, embora, o prazo possa ser superior a 12 dias úteis. Se também não aparecer a opção de solicitar por aqui, entre em contato com o atendimento ao cliente da instituição financeira para fazer a solicitação. Novamente, pode ser que o prazo seja maior do que 12 dias úteis.

Alerta de golpes

Atenção! Evite golpes ao verificar se você possui valores a receber. O Banco Central avisa que os usuários do sistema não devem ser pegos em golpes. Vale lembrar que os serviços de consulta e solicitação de valores a receber são totalmente gratuitos. Não aceite quaisquer taxas ou pagamentos. Além disso, o Banco Central não envia links nem entra em contato com pessoas sobre valores a receber ou para confirmar informações pessoais. Não clique em links suspeitos enviados por SMS, e-mail, WhatsApp ou Telegram.

Tipos de valores no sistema Valores a Receber

Os tipos de valores abrangidos no sistema Valores a Receber incluem contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível, tarifas ou parcelas relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de benefícios e participantes de cooperativas de crédito, recursos não buscados relativos a grupos de consórcios encerrados, contas de pagamentos pré-pagos ou pós-pagos encerradas com saldo disponível.

Conclui-se que muitos indivíduos e famílias já se beneficiaram deste serviço, recuperando valores que, segundo o Banco Central, totalizam milhões de reais. O valor disponível para cada pessoa é declarado após a consulta ao sistema Valores a Recebi.

Às vezes, é surpreendente descobrir que temos dinheiro a receber que havíamos esquecido ou nem mesmo sabíamos que existia. Com a tecnologia atual, verificar se há valores a receber associados ao nosso CPF tornou-se mais acessível do que nunca. Ao ficarmos atentos a ferramentas online oferecidas por órgãos governamentais e instituições financeiras, podemos não apenas recuperar esses fundos esquecidos, mas também garantir que estejamos sempre cientes dos nossos direitos financeiros, promovendo uma maior consciência e responsabilidade em relação às nossas finanças pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *